MENU

História Resumo

Egito Antigo

Umas das primeiras grandes civilizações da humanidade a civilização egípcia deixou um legado duradouro para o mundo com uma rica cultura e grandes monumentos. Teve início por volta de 5.500 a.C. com pequenas tribos que se desenvolveram no fértil vale do rio Nilo com um firme controle da agricultura e pecuária. Essa civilização estava dividida em dois reinos chamados Alto e Baixo Egito que de forma gradual foram se unificando e formando um governo centralizado nas mãos de um único soberano conhecido como faraó.

A linha do tempo dos faraós foi dividida em 30 dinastias e iniciou com o mítico faraó Menés que supostamente teria unificado os dois reinos do Egito por volta de 3.150 a.C. e iniciando a época Tinita, sendo que antes desse marco é considerado como período pré-dinástico.

O próximo período chamado de Império Antigo é quando ocorre um grande avanço na arquitetura, arte e tecnologia e houve uma tendência para a construção de pirâmides como monumentos fúnebres para os faraós. Esse período de quase 5 séculos de apogeu é interrompido com a diminuição gradual do poder do faraó e com um período de 140 anos de fome e conflitos conhecidos como o Primeiro período Intermediário. Esse ciclo ocorre mais duas vezes com o Império Médio e o Império Novo sucedidos por um período intermediário até a conquista do Egito pelos persas por volta de 525 a.C. Esse primeiro período de domínio persa sobre o Egito é também conhecido como XXVII dinastia.

Em 332 a.C. o Egito seria entregue pelos persas sem luta para Alexandre, o Grande, que foi recebido pelos egípcios como um libertador. E logo Ptolomeu I, um dos generais de Alexandre, se tornou rei do Egito e iniciando a Dinastia Ptolomaica. Esse período é interrompido quando o Egito vira província do Império Romano em 30 a.C., após a derrota de Marco Antônio e Cleópatra VII.

Um dos principais feitos da Civilização do Egito antigo foi no campo da arquitetura com a construção das pirâmides, principalmente a Pirâmide de Quéops (Grande pirâmide de Gizé) que é considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo e a única existente até hoje. Foi construída por volta de 2.550 a.C. e possui 147 metros de altura. Essa pirâmide foi a maior construção feita pelo homem durante mais de quatro mil anos, sendo superada apenas em 1889 com a construção da Torre Eiffel.




Cronologia do Egito Antigo


Período Dinastia Inicio
Período pré-dinástico 5.500 a.C.
Época Tinita I - II 3.150 a.C.
Império Antigo III IV V VI 2.700 a.C.
1º Período Intermediário VII VIII IX X XI 2.300 a.C.
Império Médio XI XII 2.000 a.C.
2º Período Intermediário XIII XIV XV XVI XVII 1.780 a.C.
Império Novo XVIII XIX XX 1.550 a.C.
3º Período Intermediário XXI XXII XXIII XXIV XXV 1.070 a.C.
Época Baixa XXVI XXVII XXVIII XXIX XXX 664 a.C.
Período Greco-romano 332 a.C.