MENU

História Resumo

Socialismo x Capitalismo

O socialismo moderno se originou no século XVIII em movimentos políticos intelectuais e da classe trabalhadora, criticando os efeitos da industrialização e da propriedade privada na sociedade. Os primeiros socialistas previram um mundo melhor, através da mobilização de tecnologia e combinando-a com uma melhor organização social. O Socialismo surge como antagonista do Capitalismo, o sistema vigente na época das potencias europeias.

No século XIX surge o socialismo científico, cujos teóricos propunham compreender a realidade e transformá-la mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo, constituindo, assim, uma proposta revolucionária do proletariado.

O maior teórico dessa corrente foi o filósofo e economista alemão Karl Marx, autor do Manifesto Comunista em 1848, esboça as proposições do socialismo científico, que seriam definidas de forma completa em O Capital, obra mais conhecida de Marx, que causaria uma verdadeira revolução na economia e nas ciências sociais. Entre os princípios expostos na obra, destacam-se uma interpretação sócio econômica da história, conhecida como materialismo histórico, os conceitos de luta de classes, de mais-valia e de revolução socialista.

Vladimir Lenin, com base em ideias de Karl Marx, definiu o socialismo como uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo e é o primeiro a colocar em prática um sistema socialista no mundo após a Revolução Russa de 1917. A partir de então o mundo se dividiria em dois sistemas sócio políticos: Capitalismo x Socialismo.

Estes dois sistemas apresentam muitas diferenças, porque são contrários. Enquanto no capitalismo o governo intervém pouco na economia, no socialismo há uma grande intervenção do governo. O capitalismo favorece quem tem dinheiro, e dá liberdade para criação de empresas por parte dos indivíduos, mas cria classes sociais muito distintas e consequentes desigualdades sociais. O socialismo tem como visão o bem comum de todos os indivíduos da sociedade, sendo que o governo providencia o que é necessário para os cidadãos. Uma desvantagem desse sistema é que é difícil estabelecer negócios quando tudo é controlado e limitado pelo governo.

O auge do antagonismo entre Capitalismo x Socialismo surge após a segunda guerra mundial com o ascensão de duas potencias: EUA que era capitalista e da União Soviética que era Socialista. Esse conflito entre sistemas de governo e potencias militares, chamado de Guerra Fria, duraria até a queda da União soviética na década de 90 com a vitória dos Estados Unidos e do capitalismo, o que explica a predominância desse sistema político nos dias de hoje.