MENU

História Resumo

Revolução Digital

No final da década de 1960, surgiu a Internet com o intuito de interligar dados a outros computadores. Mas a Internet conhecida nos dias de hoje, só teve início no começo de 1990, através do Word Wide Web. Antigamente, era apenas de uso exclusivo da indústria bélica, utilizada nas buscas de tecnologia de espionagem. A partir daí o que era de acesso somente de quem tivesse profundo entendimento de computadores, passou a ser alcançado por outras pessoas que não tinham tanto conhecimento. Assim, a Internet que antes era associada a fanáticos por computadores e pesquisadores, ficou popularizada entre diversos tipos de pessoas, fazendo parte dos lares e sendo utilizada por toda a família. A partir de 1990, a Internet, que antes era mais restrita aos norte-americanos, explodiu em outros países, penetrando na sociedade, da mesma forma que a energia elétrica no passado. Através do computador, foi possível um novo aumento no uso da escrita, que estava apagada com o avanço das mídias audiovisuais, principalmente a televisão.

Essa popularização deu início a revolução digital, que modificou completamente, a sociedade. O número de pessoas que navegam na Internet cresce a cada dia que passa. Um novo mundo cheio de vantagens e facilidades foi descoberto. Informação, interatividade, relações pessoais, negociações, notícias, compras e outras necessidades do dia-a-dia ganharam um grande espaço na web.

Em 1998 é criado o Google o principal site de pesquisa da atualidade e umas das maiores companhias da Internet nos dias atuais. O Google ajudou a ordenar as páginas da internet e facilitou o serviço de pesquisa por informação.

E em 2004, Mark Zuckerberg, cria o Facebook uma importante rede social que se espalha pelo mundo como um novo modo de interação social entre as pessoas através da Internet.

Após a década de 1980 a humanidade está passando da Era Industrial para a Era da Informação também conhecida como Era Digital.