Livros em Domínio Público para Download em PDF

Todos os livros estão disponíveis online para leitura divididos em capítulos para facilitar a leitura em Tablets e Celulares , bastando adicionar nos favoritos o último capítulo lido. Att. Sanderlei.

Links: Livros Online

Versão em Áudio Book

Contrastes e Confrontos – Euclides Da Cunha


 Contrastes e Confrontos – Euclides Da Cunha

Descrição do livro

Contrastes e Confrontos”: Trata-se de uma coletânea de artigos saídos em sua maioria, originalmente, na imprensa. Foram escritos por volta de 1904 e organizados por um editor de Portugal. Entre os vários artigos há alguns de grande interesse: “Plano de uma Cruzada”: o tema desse artigo é a seca.
Vemos um Euclides preocupado com a ecologia. Ele critica a nossa incapacidade criadora de combater a seca, principalmente por ser um fenômeno previsível. “As secas do extremo norte delatam impressionadoramente, a nossa imprevidência, embora sejam o único fato de toda a nossa vida nacional ao qual se possa aplicar o princípio da previsão”.
Euclides apresenta várias sugestões que formariam um plano estratégico desta cruzada contra o deserto. Sugeriu “a açudada largamente disseminada” – em virtude dos vales e aproveitando as corredeiras das montanhas que a própria erosão transformou em grandes covas; “a arborização em vasta escala” com vegetais que sejam apropriados para aquele clima rude do sertão; “as estradas de ferro de traçados adrede dispostos ao deslocamento rápido das gentes flageladas”; “os poços artesianos, nos pontos em que a estrutura granítica do solo não apresentar dificuldades insuperáveis”.
As soluções apresentadas por Euclides da Cunha mostram que ele tinha profundo conhecimento do que falava e era muito interessado nesses assuntos.
Num outro artigo do livro “Contrastes e Confrontos”, “Fazedores de Desertos”, vemos também a preocupação de Euclides da Cunha, isso em 1904, com o problema da seca e da ecologia. Critica o desmatamento, a queimada de árvores para obtenção de combustível único das nossas locomotivas. Euclides critica a ação devastadora do homem que não se preocupa com o mundo em que vive.
Vemos sua posição neste trecho “Temos sido um agente nefasto e um elemento de antagonismo terrivelmente bárbaro da própria natureza que nos rodeia”.
Outro artigo que merece destaque é “Um Velho Problema” – artigo escrito a 1º de maio de 1904 a propósito do Dia do Trabalho. Disserta ele sobre questões trabalhistas; fala sobre o capital, o trabalho, a produção, o uso da terra e, numa época em que ninguém tinha coragem de abordar o assunto. Ele afirma: “A força única da produção é o trabalho. A terra, as máquinas, o capital não produzem sem o braço do operário”. É, portanto, um artigo que aborda questões sociais e defende o direito de greve do trabalhador.
Muitos outros assuntos ainda foram tratados por Euclides da Cunha em “Contrastes e Confrontos”.

Baixar, Livro, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online



 Contrastes e Confrontos – Euclides Da Cunha - PDF Download Book Livro Baixar Online

Outros Livros - Links:


  1. Adolf Hitler - Mein Kampf
  2. Anne Frank - O Diário de Anne Frank
  3. José de Alencar - A Pata da Gazela
  4. José de Alencar - Cinco Minutos
  5. José de Alencar - Como E Porque Sou Romancista
  6. José de Alencar - Diva
  7. Encarnação – José de Alencar
  8. José de Alencar - Guerra dos mascates
  9. José de Alencar - Iracema
  10. José de Alencar - Lucíola
  11. José de Alencar - O Gaúcho
  12. José de Alencar - O Guarani
  13. José de Alencar - O Sertanejo
  14. José de Alencar - O Tronco do Ipê
  15. José de Alencar - Senhora
  16. José de Alencar - Til
  17. Machado de Assis - A Igreja do Diabo
  18. Machado de Assis - A Mão e a Luva
  19. Machado de Assis - As Bodas de Luís Duarte
  20. Machado de Assis - Casa Velha
  21. Machado de Assis - Dom Casmurro
  22. Machado de Assis - Esaú e Jacó
  23. Machado de Assis - Helena
  24. Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas
  25. Machado de Assis - Papéis Avulsos
  26. Machado de Assis - Relíquias de Casa Velha
  27. Machado de Assis - Várias Histórias
  28. Macunaíma – Mário de Andrade



Conteúdo correspondente: