MENU

PDF Domínio Público

Como E Porque Sou Romancista - José de Alencar

Descrição do livro

Escrito de um fôlego só, em maio de 1873, “Como e por que sou escritor” é um ensaio de autobiografia intelectual. Quem ler esse opúsculo, aprenderá muito sobre a personalidade “taciturna e concentrada” do escritor cearense: de onde saíram seus personagens e as idéias para histórias que marcaram a história literária do Brasil na época romântica. Alencar conta os principais acontecimentos de sua formação, com desprendimento e em prosa concisa pouco usual em sua obra de ficção. Ali ficamos sabendo como o jovem cearense iniciou seu interesse por literatura, de que forma seu pai, o senador José Martiniano de Alencar, o influenciou e que livros o marcaram. Muito cedo, Alencar leu Dumas, Balzac e Cooper. Quando trocou o Ceará pela Faculdade de Direito em São Paulo, o jovem acadêmico não “byronizou”, como diziam os estudantes do Largo de S. Francisco sobre adotar a estética pessimista e aventureira do Lord Byron. Preferiu se formar e praticar uma prosa menos fantástica. Ao longo de sua carreira superprodutiva, Alencar demonstrou coerência ao projetar uma obra que retratava a realidade brasileira. Tudo isso está em sua auto-análise.



Sobre o Autor:

José Martiniano de Alencar (1829—1877) foi um escritor e político brasileiro. É notado como escritor, sendo fundador do romance de temática nacional, por sua tenaz defesa da escravidão no Brasil, e por ter sido Ministro da Justiça do Brasil. Filho ilegítimo do padre e mais tarde senador José Martiniano Pereira de Alencar e de sua prima D. Ana Josefina de Alencar, era irmão do barão de Alencar, sobrinho de Tristão Gonçalves, neto de Bárbara de Alencar e primo em segundo grau do barão de Exu. Formou-se em Direito, iniciando-se na atividade literária no Correio Mercantil e no Diário do Rio de Janeiro. Casou-se com Georgiana Augusta Cochrane (1846-1913), sendo pai do embaixador Augusto Cochrane de Alencar.




Baixar, Livro, eBook, PDF, ePub, mobi, Ler Online




Como E Porque Sou Romancista - José de Alencar

Essa obra e vários outros livros estão online nesse site divididos em capítulos para facilitar a leitura em Tablets e Celulares, bastando adicionar nos favoritos o último capítulo lido. Clique Aqui!