Os símbolos do estado e do município (PR)



Como os demais estados brasileiros, o Paraná também possui símbolos oficiais: a bandeira, o escudo de armas e o hino.

A bandeira do estado do Paraná foi adotada pelo Decreto Estadual n.o 8 de 9 de janeiro de 1892. Passou por modificações em março de 1947 e, novamente, em setembro de 1990.

A atual bandeira é formada por um retângulo verde, uma faixa branca e uma esfera azul. Essa esfera traz representada a Constelação do Cruzeiro do Sul ordenada segundo a posição celeste correspondente ao dia 29 de agosto de 1853, data em que o Imperador D. Pedro II assinou a Lei n.o 704, que criou a província do Paraná.

As estrelas brancas da bandeira simbolizam as do Cruzeiro do Sul, denominadas: Alfa (Magalhães), Beta (Mimosa), Gama (Rubídea), Delta (Pálida) e Épsilon (Intrometida). Já os ramos verdes que acompanham a curvatura da esfera representam: a erva-mate, à esquerda do observador, e o pinheiro-do-paraná, à direita.


Bandeira do estado de Paraná

 Bandeira do estado de Paraná


Escudo de armas


O Escudo das Armas ou Brasão é um símbolo usado em documentos, como papéis de expediente das repartições públicas, e em edifícios públicos, como, por exemplo, no quartel da Polícia Militar e na residência oficial do governador.

O Brasão de Armas paranaense apresenta um escudo de cor vermelha, em que aparece um lavrador cultivando o solo. Acima do lavrador está a figura do sol nascente representando a liberdade, e os três picos simbolizando a grandeza, a sabedoria e a nobreza do povo, bem como os três planaltos paranaenses: o de Curitiba, o dos Campos Gerais e o de Guarapuava.

O Escudo tem como suporte os dois ramos verdes representando o pinheiro-do-paraná e a erva-mate. No brasão aparece como timbre a figura de um falcão.


Brasão oficial do estado do Paraná

 Brasão oficial do estado do Paraná



Hino do Estado do Paraná


O ensino do canto do Hino Nacional e do hino do estado de Paraná é obrigatório nos estabelecimentos de ensino público do estado.

O hino, criado em 1903, foi instituído por intermédio do Decreto-Lei n.o 2.457, de 31 de março de 1947, tendo como autores Domingos Nascimento (letra) e Bento Mossurunga (música).



Hino do estado do Paraná



Entre os astros do Cruzeiro,

És o mais belo a fulgir.

Paraná, serás luzeiro!

Avante! Para o porvir!


O teu fulgor de mocidade,

Terra! Tem brilhos de alvorada

Rumores de felicidade!

Canções e flores pela estrada.


Outrora apenas panorama

De campos ermos e florestas

Vibras agora a tua fama

Pelos clarins das grandes festas!


A Glória!... A Glória!... Santuário!

Que o povo aspire e que idolatre-a:

E brilharás com brilho vário,

Estrela rútila da Pátria!


Pela vitória da mais forte,

Lutar! Lutar! Chegada é a hora,

Para o Zenith! Eis o teu norte!

Terra! Já vem rompendo a aurora!






Conteúdo correspondente: