A divisão estadual após a independência do Brasil


A divisão do território em capitanias hereditárias, como havia sido estabelecida no início da colonização portuguesa, foi substituída pela divisão em províncias a partir de 1822, quando foi proclamada a independência do Brasil.


Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil

 Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil

Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil



Os governantes de cada província eram nomeados pelo imperador e recebiam o nome de “presidentes de província”.

As fronteiras dessas divisões, durante o período que durou o Império no Brasil (1822-1889), não estavam totalmente definidas e posteriormente foram modificadas. O mesmo ocorreu em relação às fronteiras do Brasil com os países vizinhos.

Até 1853, o Paraná era uma das comarcas da Província de São Paulo, emancipando-se com a edição da Lei n.o 704, de 29 de agosto de 1853, após longo período de acordos e negociações.

Uma semana após a promulgação dessa lei, em 6 de setembro de 1853, formou-se o chamado “ministério de conciliação”, que nomeou o deputado baiano, ex-conselheiro de estado e ex-ministro da Marinha, Zacarias de Góes e Vasconcelos, como primeiro presidente da província do Paraná.

O Paraná obteve efetivamente a sua emancipação política no dia 19 de dezembro de 1853, quando o novo presidente instalou o governo da província na cidade de Curitiba. Foi lá que Zacarias de Góes e Vasconcelos organizou o governo provincial e promoveu as eleições para preencher três cargos de senador, um de deputado da Assembleia Geral e vinte de deputados da Assembleia Legislativa, instalada em 15 de julho de 1854.

Em seguida, o governo imperial criou estrategicamente duas colônias militares para atuarem como um espaço estratégico de defesa da fronteira brasileira e paranaense: a colônia militar de Jataí, no norte paranaense, em 1854, e a colônia militar do Iguaçu, no oeste paranaense, ambas como espaços de defesa de possíveis ataques do governo paraguaio, que buscava saída para o mar.





Conteúdo correspondente: