Norte Central (Mesorregião)



A ocupação dessa mesorregião se deu na década de 1930, quando chegaram ao Paraná paulistas e mineiros que buscavam terras férteis para a lavoura do café. Nessa área predomina o tipo de solo conhecido como terra roxa, propícia para o plantio do café. Até a década de 1960, o café era o principal produto de exportação da região.

A Companhia de Terras Norte do Paraná, uma companhia inglesa, foi a responsável pelo loteamento da região para a colonização. Com isso, em 1930, surgiu a cidade de Londrina (conhecida como pequena Londres).

Por volta da década de 1970, desanimados com as constantes geadas que destruíam as lavouras de café, os agricultores começaram a diversificar a produção e, aliados à industrialização, deram um grande impulso à economia. O segundo maior parque industrial do Paraná, hoje, está concentrado nessa mesorregião. Destacam-se as indústrias têxtil, mobiliário, de açúcar, de álcool, de alimentos, e também a indústria de agroquímicos e de equipamentos para indústrias.

A circulação da mesorregião é realizada por dois grandes eixos: rodovia BR-376 com junção das rodovias BR-369 e BR-158.


Norte Central (Mesorregião)


 Norte Central (Mesorregião)

Norte Central (Mesorregião)



Mesorregião Norte Central Paranaense


Microrregiões

Municípios

Apucarana 9 municípios: Apucarana, Arapongas, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Sabáudia.
Astorga 22 municípios: Ângulo, Astorga, Atalaia, Cafeara, Centenário do Sul, Colorado, Flórida, Guaraci, Iguaraçu, Itaguajé, Jaguapitã, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçu, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, Uniflor.
Faxinal 7 municípios: Bom Sucesso, Borrazópolis, Cruzmaltina, Faxinal, Kaloré, Marumbi, Rio Bom.
Floraí 7 municípios: Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Itambé, Ivatuba, Ourizona, São Jorge do Ivaí.
Ivaiporã 15 municípios: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí.
Londrina 6 municípios: Cambé, Ibiporã, Londrina, Pitangueiras, Rolândia, Tamarana.
Maringá 5 municípios: Mandaguari, Marialva, Maringá, Paiçandu, Sarandi.
Porecatu 8 municípios: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Florestópolis, Mirasselva, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Sertanópolis.



Lavoura de café no Paraná


 Lavoura de café no Paraná

Lavoura de café no Paraná




Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná.


 Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná.

Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná.




Maringá, fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná


 Maringá, fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná

Maringá, fundada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, foi traçada obedecendo a um plano urbanístico. Praças, ruas e avenidas foram traçadas com preocupação em preservar as áreas verdes e a vegetação nativa.





Glossário


Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.

Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.







Conteúdo correspondente: