Norte Pioneiro (Mesorregião)



A ocupação dessa mesorregião se deu também devido à expansão do cultivo do café em meados do século XX. Com a crise desse cultivo na década de 1970, a região diversificou a produção de matérias-primas para as indústrias de açúcar, álcool, soja, milho e vestuário. Atraídos pela cultura do café, grandes levas de imigrantes japoneses vieram para a região e se fixaram em Assaí.

Os eixos de comunicação entre norte do Paraná e São Paulo são feitos pela rodovia BR-369 e com Curitiba pela BR-153 e pela BR-277 até o porto de Paranaguá.

Essa mesorregião é formada por 46 municípios agrupados em cinco microrregiões.


Norte Pioneiro (Mesorregião)


Norte Pioneiro (Mesorregião)

Norte Pioneiro (Mesorregião)



Norte Pioneiro (Mesorregião)


Microrregiões

Municípios

Assaí 8 municípios: Assaí, Jataizinho, Nova Santa Bárbara, Rancho Alegre, Santa Cecília do Pavão, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Uraí.
Cornélio Procópio 14 municípios: Abatiá, Andirá, Bandeirantes, Congonhinhas, Cornélio Procópio, Itambaracá, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Ribeirão do Pinhal, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio do Paraíso, Sertaneja.
Ibaiti 8 municípios: Conselheiro Mairinck, Curiúva, Figueira, Ibaiti, Jaboti, Japira, Pinhalão, Sapopema.
Jacarezinho 6 municípios: Barra do Jacaré, Cambará, Jacarezinho, Jundiaí do Sul, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina.
Wenceslau Braz 10 municípios: Carlópolis, Guapirama, Joaquim Távora, Quatiguá, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina, Wenceslau Braz.




Glossário


Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.

Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.







Conteúdo correspondente: