Centro-oriental (Mesorregião)



É formada por 14 municípios agrupados em três microrregiões: Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Ponta Grossa.

Essa área é conhecida como “Paraná Tradicional”, em razão de sua ocupação ter-se iniciado com a instalação de grandes fazendas que se ocupavam da extração da erva-mate e da madeira, que predominaram até por volta da década de 1970.

Na região, além das atividades extrativas, destaca-se a pecuária, a produção de leite e seus derivados e a moagem de soja. Os agricultores se organizam em cooperativas, proporcionando o aumento da produtividade e tornando essa área do estado uma importante área agroindustrial. As terras pouco férteis e o relevo ondulado dificultaram a lavoura, mas favoreceram a utilização para o reflorestamento com pínus, já que ali se encontra um importante polo de produção de papel e papelão.

Na década de 1970, a associação da atividade agropecuária com a industrial promoveu o desenvolvimento e possibilitou aos produtores da região se organizarem em cooperativas e aumentarem a produtividade, tornando essa área um importante segmento agroindustrial do estado.

O acesso principal à mesorregião é feito pela rodovia BR-376.


Centro-oriental (Mesorregião)


 Centro-oriental (Mesorregião)

Centro-oriental (Mesorregião)





Centro-oriental (Mesorregião)


Microrregiões

Municípios

Jaguariaíva 4 municípios: Arapoti, Jaguariaíva, Piraí do Sul, Sengés.
Ponta Grossa 4 municípios: Carambeí, Castro, Palmeira, Ponta Grossa.
Telêmaco Borba 6 municípios: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.




Rota dos tropeiros no estado do Paraná


A maioria das cidades dessa mesorregião tiveram sua origem no século XVIII, na rota dos tropeiros. Eram homens que vinham do Rio Grande do Sul, conduzindo tropas de gado para serem vendidos na feira de Sorocaba em São Paulo e Minas Gerais.

Veja, abaixo, as cidades que se originaram da passagem de tropeiros.


Rota dos tropeiros no estado do Paraná


 Rota dos tropeiros no estado do Paraná

Rota dos tropeiros no estado do Paraná com destaque às cidades que tiveram sua origem em consequência deste movimento.





Em Telêmaco Borba está localizada a fábrica da Klabin no Paraná


 Em Telêmaco Borba está localizada a fábrica da Klabin no Paraná

Em Telêmaco Borba está localizada a fábrica da Klabin no Paraná. A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do país, líder na produção de papéis e cartões para embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras.




Cooperativa Batavo


Em Carambeí, com a chegada de imigrantes holandeses

Em Carambeí, com a chegada de imigrantes holandeses, desenvolveu-se a pecuária leiteira, que resultou na criação de uma das primeiras cooperativas de produção rural no Brasil, em 1925, a qual deu origem à Cooperativa Batavo.





Glossário


Agroindustrial: é o setor que transforma ou processa matérias-primas vindas da agropecuária em produtos elaborados. Exemplo: soja em óleo, carne de porco em presunto e salame, etc.

Pínus: espécie de pinheiro plantado para ser utilizado como fonte de fabricação de celulose e papel, lâminas e chapas de diversos tipos, madeira serrada para fins estruturais, confecção de embalagens, móveis e marcenaria em geral.

Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.

Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.







Conteúdo correspondente: