Sudeste Paranaense (Mesorregião)



É uma das ocupações mais antigas do Paraná. Ocorreu com a vinda de imigrantes estrangeiros, principalmente de ucranianos e poloneses que se fixaram na região. O espaço foi ocupado por pequenas propriedades em que os colonos se dedicavam à agricultura de subsistência e à extração de madeira.

A economia tem destaque para a indústria de alimentos. Em São Mateus do Sul, encontra-se a Usina Industrial de Xisto da Petrobras, em parte fruto dos esforços dos imigrantes alemães que procuravam explorar o petróleo de xisto na região.

Prudentópolis é considerada a cidade mais ucraniana do Brasil, sendo 80% da sua população descendente desses imigrantes.

A circulação da mesorregião é realizada principalmente pela Rodovia do Xisto, considerada um importante eixo de ligação com Curitiba e o Porto de Paranaguá, e a rodovia BR-277, que alcança apenas a sede municipal de Irati. No sentido norte/sul, a BR-153 interliga diversos municípios da região.


Sudeste Paranaense (Mesorregião)


 Sudeste Paranaense (Mesorregião)

Sudeste Paranaense (Mesorregião)






Sudeste Paranaense (Mesorregião)


A mesorregião é constituída por 29 municípios agrupados em três microrregiões: Guarapuava, Palmas e Pitanga.


Microrregiões

Municípios

Irati 4 municípios: Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul.
Prudentópolis 7 municípios: Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Prudentópolis, Teixeira Soares.
São Mateus do Sul 3 municípios: Antônio Olinto, São João do Triunfo, São Mateus do Sul.
União da Vitória 7 municípios: Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, União da Vitória.



Portal da cidade de Prudentópolis (PR).


Portal da cidade de Prudentópolis (PR).

Portal da cidade de Prudentópolis (PR).





Glossário


Agricultura de subsistência: é a agricultura feita geralmente em pequenas propriedades, cuja finalidade principal é a sobrevivência do agricultor e de sua família.

Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.

Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.







Conteúdo correspondente: