Os índios Caingangue do estado do Paraná



Os índios Caingangue possuíam extensas áreas de caça e pesca no Paraná. Eram agricultores e cultivavam milho, abóbora, palmito, feijão e mandioca.

No século XIX, devido ao crescimento do número de fazendas de gado nos campos paranaenses, principalmente em Guarapuava e Palmas, que avançaram sobre muitos territórios ocupados por índios Caingangue, surgiram confrontos violentos entre os novos colonizadores e os índios, fazendo com que a população indígena se reduzisse muito e houvesse, por isso, a interferência do estado para organizar aldeamentos.

Os Caingangue representam hoje a terceira etnia indígena em população no país. Muitas vezes, esses índios desenvolveram relações amistosas no processo de colonização do sul do país, ajudando na condução das tropas de gado e trabalhando nas fazendas. Contudo, de modo geral, o contato com os colonizadores resultou no seu quase extermínio e na perda de muitas de suas raízes culturais, além das terras que utilizavam para a sua sobrevivência.

Atualmente, os índios dessa etnia, que vivem às margens do Rio Tibagi, ainda usam armadilhas de pesca, denominadas “pari”.

Entre as várias comunidades indígenas existentes no estado, podemos destacar a do Rio das Cobras, ao sudoeste, com 18.681 ha e 2.454 índios das tribos Caingangue, Guarani, passando pelos municípios de Mangueirinha, Palmas e Marrecas. Outros grupos vivem em D’Areia, Marrecas, Ivaí, Faxinal, Queimadas, Mococa, Apucaraninha, Barão de Antonina, São Jerônimo da Serra, Pinhalzinho, Laranjinha e na Ilha da Cotinga, em Paranaguá.

A Constituição brasileira de 1988 definiu as regras para a demarcação das terras indígenas, que são consideradas da União. O direito de usá-las depende dessa demarcação, fato que demanda muito tempo e vontade política, além do conflito de interesses. Os índios enfrentam posseiros que querem ocupar suas terras, garimpeiros que desejam extrair minérios de seu território, além de madeireiros que tentam retirar as madeiras para um comércio lucrativo.


Paraná: áreas indígenas


 Paraná: áreas indígenas

Paraná: áreas indígenas




O índio caingangue Mauro Sales e sua família.


 O índio caingangue Mauro Sales e sua família.

O índio caingangue Mauro Sales e sua família.









Conteúdo correspondente: