Setor primário da economia de Santa Catarina



No sertor primário da economia de Santa Catarina se destaca a agropecuária e as atividades extrativistas.

A atividade agropecuária, em grande parte, utiliza métodos modernos que favorecem uma alta produtividade. O principal produto agrícola do estado é o milho, pois essa produção está associada à criação de suínos e aves, servindo de ração para os animais.

A suinocultura e a avicultura são responsáveis por grande parte das exportações, sendo Santa Catarina o maior exportador de frango e carne suína do Brasil.

Nas localidades em que há criação de suínos e aves foram instalados grandes frigoríficos, como na região de Concórdia e Chapecó, para processar esse tipo de alimentação.

No caso das atividades de mineração e pesqueira, quando utilizam maquinários modernos e têm produção em larga escala, pertencem ao setor secundário da economia, sendo consideradas atividades industriais.

Outros produtos agrícolas de destaque no estado são: soja, fumo, mandioca, feijão, arroz, erva-mate, alho, cebola, tomate, maçã e uva para produção de vinho.

A criação de gado bovino ocorre principalmente nas regiões de campos naturais do planalto catarinense, onde são criados bovinos de corte e bovinos de leite. Com a chegada dos imigrantes alemães, essas áreas se desenvolveram e alcançaram excelente produtividade leiteira com a criação de gado das raças Holandesa, Jersey e Guernsey, em pequenas e médias propriedades, principalmente em São Joaquim, Lajes, Concórdia, Coronel Freitas e Campos Novos.

A pecuária pode ser praticada de duas formas diferentes de acordo com a região, extensão das terras, espécies e quantidade de animais. Assim, temos a prática intensiva e extensiva.

É denominada pecuária intensiva quando os animais são criados em ambiente fechado, como o curral ou cocho, com alimentação e ração. Já a pecuária extensiva ocorre quando o rebanho é criado solto em pastagens naturais. A criação de gado no estado se dá de forma extensiva, com gado semiestabulado.


Frigorífico da Sadia. Chapecó (SC).


 Frigorífico da Sadia. Chapecó (SC).

Frigorífico da Sadia. Chapecó (SC).




Pecuária extensiva.


 Pecuária extensiva.

Pecuária extensiva.




Pecuária intensiva.


 Pecuária intensiva.

Pecuária intensiva.









Conteúdo correspondente:

Juliana Francine Da Costa Silveira