A divisão estadual após a independência do Brasil


A divisão do território em capitanias hereditárias, como havia sido estabelecida no início da colonização portuguesa, foi substituída pela divisão em províncias a partir de 1822, quando foi proclamada a independência do Brasil.

Em 20 de outubro de 1823, D. Pedro I assinou uma Lei Imperial dando nova forma aos governos das províncias, criando para cada uma delas um Presidente e um Conselho. Por meio desta lei as Juntas Provisórias foram extintas.

Os governantes das províncias eram nomeados pelo imperador e recebiam o nome de presidentes de província.


Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil

 Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil

Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil

Mapa da divisão estadual após a Independência do Brasil – Imagem em Alta Resolução



A criação da província de Santa Catarina


A capitania de Santa Catarina, criada em 1738, que tinha como sede a Vila de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis, passou a ser província de Santa Catarina e teve vários presidentes que costumavam vir de distantes regiões do Brasil, como Pernambuco, Bahia e Sergipe.

A ilha que hoje abriga a capital do estado de Santa Catarina foi chamada primeiramente de Ilha dos Patos e, depois, de Ilha de Santa Catarina. Em 1675 foi construída uma capela no centro da atual cidade de Florianópolis, em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. A cidade que surgiu em torno dela recebeu este nome até 1894, quando, por lei sancionada por Hercílio Luz, governador do estado, passou a ser chamada de Florianópolis, em referência ao marechal Floriano Peixoto.

O primeiro presidente da província de Santa Catarina foi João Antônio Rodrigues de Carvalho, que nasceu no Ceará. Um dos presidentes mais empreendedores foi João José Coutinho, nascido no Rio de Janeiro. Entre outras realizações, Coutinho ergueu o primeiro mercado público de Desterro, instalou a Biblioteca Pública e o Liceu Provincial. Foi no seu governo que teve início a colonização alemã no Vale do Rio Itajaí.

As fronteiras dessas províncias durante o período do Império no Brasil (1822-1889) não estavam totalmente definidas e, posteriormente, foram modificadas. O mesmo ocorreu em relação às fronteiras do Brasil com os países vizinhos.


Município de Florianópolis

Município de Florianópolis

Na imagem podemos observar a intensa ocupação das áreas que formam o município de Florianópolis na atualidade.

Município de Florianópolis – Imagem em Alta Resolução





 A divisão estadual após a independência do Brasil (SC)

Conteúdo correspondente: