O Diário de Anne Frank


Terça-feira, 3 de agosto de 1943


Querida Kitty


As novidades políticas são excelentes. Na Itália, o partido fascista foi banido. Em muitos lugares o povo está lutando contra os fascistas, e o próprio exército toma parte no combate. Um país nesse estado tem condições de guerrear contra a Inglaterra?

Acabamos de sofrer um terceiro bombardeio aéreo. Cerrei os dentes com força para manter a coragem. A sra. Van Daan, que sempre disse "Melhor um fim terrível que nenhum fim", é a mais covarde de todos nós. Tremia como vara verde e chegou mesmo a desatar em prantos. Quando o marido, com o qual estivera brigada a semana toda, confortou-a, quase me tornei sentimental só de ver a expressão que se estampou em seu rosto!

Mouschi acaba de provar que ter gatos em casa tem suas vantagens, mas também suas desvantagens. A casa está cheia de pulgas, e a praga aumenta dia a dia. O sr. Koophuis espalhou um pó amarelo em tudo que é canto, mas as pulgas não estão dando a menor bola. Isso está nos deixando tremendamente nervosos. Acaba-se por imaginar coceiras nos braços, pernas e em outras partes do corpo, razão por que muitos de nós fazemos ginástica, para podermos, mesmo de pé, espiar a parte de trás das pernas. Nessa situação especial, estamos sendo castigados pela nossa falta de flexibilidade, nem conseguimos virar a cabeça direito. Deixamos de praticar a ginástica, regularmente, há muito tempo.


Sua Anne.




O Diário de Anne Frank - Links

Conteúdo correspondente: