A organização do espaço geográfico brasileiro


Na atualidade, o espaço geográfico do Brasil está organizado em estados. O Brasil possui 27 Unidades da Federação (UF), sendo 26 estados e o Distrito Federal, onde está localizada a capital do país, na cidade de Brasília.

Observe, no mapa a seguir, a divisão política do Brasil. Nessa representação do espaço geográfico brasileiro, você poderá localizar o Distrito Federal, o estado do Mato Grosso do Sul e as outras Unidades da Federação.

No mapa também é possível observar que o espaço geográfico brasileiro recebeu mais uma divisão regional para melhor estudar, administrar e entender suas diferenças e semelhanças. São ao todo, cinco grandes regiões assim definidas: Norte (N), Nordeste (NE), Sudeste (SE), Centro-Oeste (CO) e Sul (S). Os estados de Goiás e Mato Grosso compõem, com o Mato Grosso do Sul , a região Centro-Oeste do Brasil.

A divisão regional tem como principal objetivo facilitar a administração, planejar suas necessidades, entender e identificar tanto as diferenças como as semelhanças existentes entre regiões. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico em “porções”, seguindo alguns critérios de semelhanças ou diferenças econômicas e naturais.

A atual divisão do Brasil em regiões foi estabelecida em 1988, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é a instituição responsável, entre outras coisas, por realizar várias pesquisas no país, como o recenseamento populacional, que é a contagem da população realizada de 10 em 10 anos.


Brasil – Divisão regional - Mapa

 Brasil – Divisão regional - Mapa

Brasil – Divisão regional - Mapa

Brasil – Divisão regional - Mapa – Imagem em Alta Resolução



Glossário


Estado: espaço geográfico delimitado; possui instituição política, social e jurídica e é dirigido por um governo.

Unidade Federativa (UF): cada um dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, os quais compõem a República Federativa do Brasil.

Distrito Federal: é a Unidade da Federação (UF) onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil. O DF não é estado e não possui municípios, é autônomo e está organizado em regiões administrativas, as cidades-satélites, que dependem de Brasília.




 A organização do espaço geográfico brasileiro - MS

Conteúdo correspondente: