O município e sua administração (MS)


O município é formado pelo conjunto das áreas urbanas, suburbanas e rurais. O espaço geográfico de um município, normalmente, é ocupado por uma cidade, pelas sedes de seus distritos, localidades ou vilarejos, propriedades rurais como fazendas, sítios, chácaras, e áreas de vegetação nativa ou reflorestamento.

O espaço ocupado pela cidade é apenas a parte urbana de um município, e é onde se localiza a sede do município, onde se encontra a administração municipal, a prefeitura e Câmara de Vereadores e se concentram os principais serviços ligados à saúde, ao transporte, à educação, ao comércio, etc.

Todos os municípios são delimitados entre si. Os limites são demarcações que separam os espaços com funções, características e administração distintas. Os municípios podem ser delimitados por divisas naturais como: rios, montanhas, etc. ou culturais como: estradas, ruas, pontes, placas, etc.

A maioria dos municípios são formados pela cidade, pelos distritos e pela área rural que é a parte do espaço ocupada por fazendas, sítios, chácaras, também chamado de zona rural. Na zona rural, há as plantações de hortifrutigranjeiros, as fazendas de criação de gado, os haras, etc. Há vantagens e desvantagens em se morar em cada um desses lugares, pois o cotidiano urbano normalmente oferece algumas facilidades, mas também agitação constante. Já para quem vive no campo, o ritmo das atividades pode ser mais calmo em relação à cidade.

Mas saiba que existem alguns municípios que já não possuem mais a área rural. Isso acontece por causa do crescimento das cidades e do aumento de sua população. Os limites entre o espaço rural e a cidade vão se modificando e novas edificações vão surgindo, novos loteamentos, novas ruas são traçadas, e o espaço que antes era rural vai se transformando com todas as características do espaço urbano.

Os espaços são modificados pelo trabalho do homem e pelo tempo, mas também há aqueles que permanecem sem interferência humana, como as paisagens naturais, em que prevalecem elementos da natureza.

Com certeza, ao viajar de ônibus ou de carro, ou até a cavalo, você observou as diferentes paisagens por onde passou: rios, planícies, morros, plantações, criação de animais, pontes, cidades pequenas e grandes. Tudo isso que observamos ao nosso redor constitui a paisagem do lugar.

As paisagens são produzidas e modificadas pelo ser humano para atender às suas necessidades e vão mudando por meio do trabalho e das tecnologias existentes.

Todos nós somos responsáveis pelo lugar em que moramos. É pelos acontecimentos da rua, do nosso bairro e da cidade onde vivemos que experimentamos de fato a realidade do nosso país. Somos responsáveis por escolher bem as pessoas que administram nosso município, nosso estado e nosso país.

Quem governa os municípios e deve cuidar do seu desenvolvimento são os prefeitos. Quando eles se ausentam do cargo, são substituídos pelos vice-prefeitos.

A Câmara de Vereadores tem como função principal elaborar e aprovar leis que atendam às necessidades da população municipal. O número de vereadores de cada município é determinado pelo número de habitantes. Os cidadãos que ocupam tais cargos devem defender os interesses da população, pois são seus representantes. Não podem privilegiar interesses particulares ou de um restrito grupo de pessoas.

Os prefeitos e os vereadores são eleitos pela população por meio de voto direto, para um mandato de quatro anos.


Zona rural de Mato Grosso do Sul.

Zona rural de Mato Grosso do Sul.



Glossário


Suburbanas: é a designação das áreas que circundam as áreas centrais de um aglomerado urbano.

Distritos: localidades em que se subdividem alguns municípios.

Sede do município: é a área urbana do município e onde estão situados os principais órgãos públicos e as atividades administrativas de um município.







Conteúdo correspondente: