Os símbolos do estado e do município (MS)



Como os demais estados brasileiros, o Mato Grosso do Sul também possui símbolos oficiais como: a bandeira, o escudo de armas e o hino.

A bandeira do estado do Mato Grosso do Sul, projetada por Mauro Miguel Munhoz, foi instituída em 1.o de janeiro de 1979.

Segundo seu idealizador, a estrela amarela colocada à direita com fundo azul representa a esperança e a riqueza do trabalho do povo. O triângulo verde constitui-se no desafio e a consciência para a preservação do verde e da natureza. A faixa branca representa a amizade entre os povos.


Bandeira do estado do Mato Grosso do Sul

Bandeira do estado do Mato Grosso do Sul


Escudo de armas


O escudo das armas ou brasão é um símbolo usado em documentos, como papéis de expediente das repartições públicas, e em edifícios públicos, como por exemplo, no quartel da Polícia Militar e na residência oficial do governador.

O brasão de armas do estado do Mato Grosso do Sul também foi instituído em 1.o de janeiro de 1979, por iniciativa de José Luiz de Moura Pereira. Nele, estão representados na parte superior um retângulo com uma estrela dourada, também representada na bandeira do estado, e que simboliza um estado nascente.

Abaixo, sobre o campo verde que ocupa os dois terços inferiores do escudo, há a figura de uma onça-pintada estilizada com a cabeça voltada para a direita e com aplicações em negro sugerindo “pintas”.

Circundando o escudo, uma bordadura em azul com bordaduras em prata, carregada com 55 (cinquenta e cinco) estrelas, igualmente de prata, representativas da totalidade dos municípios que compunham a unidade do novo estado, quando da sua criação.

Um ramo de café frutificado à esquerda e outro de erva-mate à direita representam dois produtos historicamente importantes para a região onde se localiza o estado.

O timbre com raios solares na parte superior, em forma de meio círculo, constituído de 8 (oito) raios de pontas bipartidas mais duas metades, limitado abaixo pela linha de horizonte representam o ouro, a justiça, a fé e as riquezas minerais do estado, e a faixa azul na parte inferior apresenta as inscrições: 11.10.1977 e Mato Grosso do Sul, em prata.


Brasão de armas do Mato Grosso do Sul

Brasão de armas do Mato Grosso do Sul



Hino do estado do Mato Grosso do Sul


O ensino do canto do hino nacional e do hino do estado do Mato Grosso do Sul é obrigatório nos estabelecimentos de ensino públicos do estado.



Hino do estado do Mato Grosso do Sul



Os celeiros de farturas,

Sob um céu de puro azul,

Reforjaram em Mato Grosso do Sul

Uma gente audaz.


Tuas matas e teus campos,

O esplendor do Pantanal,

E teus rios são tão ricos

Que não há igual.


A pujança e a grandeza,

De fertilidades mil,

São o orgulho e a certeza

Do futuro do Brasil.


Moldurados pelas serras,

Campos grandes: Vacaria,

Rememoram desbravadores Heróis,

tanta galhardia!


Vespasiano, Camisão

E o tenente Antônio João,

Guaicurus, Ricardo Franco,

Glória e tradição!






Conteúdo correspondente: