A criação do estado do Mato Grosso do Sul


A região norte do estado do Mato Grosso, onde estava localizada a capital Cuiabá, vivia situações diferentes do sul de Mato Grosso. Além das diferenças geográficas que determinavam também importantes diferenças na economia baseada na agricultura e na pecuária, na política e até na cultura da população, que apresentava hábitos bastante diversos da parte norte do estado.

Desde o século XIX havia um desejo de representantes de alguns grupos para a separação e a criação de um novo estado, baseado em reivindicações e críticas como a de que a capital Cuiabá, localizada no norte, ficava distante e as decisões concentradas ali, demoravam muito para atender às necessidades do sul.

Com o tempo aumentaram as hostilidades da parte sul que, mesmo sendo a região mais populosa do estado do Mato Grosso, tinha menor representação política no estado.

Em 1979, o estado do Mato Grosso foi desmembrado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio da Lei Complementar 31, de 11/10/1977, assinada pelo então presidente da República do Brasil, Ernesto Geisel.


Divisão dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

 Divisão dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Divisão dos estados Mato Grosso e Mato Grosso do Sul






Conteúdo correspondente: