As regiões do estado de Mato Grosso do Sul


O IBGE organizou e agrupou os municípios dos estados brasileiros em mesorregiões. Para fazer esse agrupamento, foram pesquisados e utilizados como critérios as semelhanças existentes entre os municípios e considerados alguns aspectos como: econômicos, sociais, culturais e redes de circulação e comunicação.

Cada uma das mesorregiões é subdividida em microrregiões. Umas são mais povoadas que outras e em algumas delas as atividades agropecuárias predominam em relação às atividades urbanas.

No estado do Mato Grosso do Sul, o IBGE organizou e agrupou os municípios em quatro mesorregiões:

  1. Mesorregião Pantanais Sul-Mato-Grossenses;
  2. Mesorregião Centro-Norte do Mato Grosso do Sul;
  3. Mesorregião Leste do Mato Grosso do Sul;
  4. Mesorregião Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Observe no mapa a seguir a regionalização do território mato-grossense em mesorregiões.


Mesorregiões do Mato Grosso do Sul

 Mesorregiões do Mato Grosso do Sul

Divisão regional em mesorregiões - Mato Grosso do Sul


Nos próxmios posts vamos conhecer as características predominantes de cada uma dessas mesorregiões e identificar o seu município nesta organização regional, identificando as semelhanças e diferenças entre elas.




Glossário


Mesorregiões: subdivisão estabelecida pelo IBGE que agrupa diversos municípios do estado com semelhanças econômicas e sociais, de uma área geográfica.

Região: área delimitada de acordo com certos critérios que podem ser econômicos e culturais.

Redes de circulação e comunicação: compreende as redes de transportes rodoviário, aéreo, ferroviário, marítimo e fluvial, os quais transportam pessoas e produtos. Ainda temos as redes de comunicação que fazem circular ideias, informação, etc.: TV, rádio, jornal, internet e outros veículos da era digital, por onde trafegam informações e dados.







Conteúdo correspondente: