Clima do estado de Mato Grosso do Sul



O clima é um elemento importante porque exerce influência direta na vegetação, nos animais e se reflete na mudança das paisagens dos lugares.


Mas qual é a diferença entre tempo e clima?


Quando os fenômenos do tempo atmosférico são repetidos com frequência ao longo dos anos, podemos, então, definir essa sucessão habitual de tempo como clima de uma região.

O clima é um elemento importante e determinante para a vegetação, a quantidade de água nos rios, açudes e até para o relevo. Por isso, as paisagens naturais estão sob a influência do clima. Há períodos mais quentes e secos, outros mais chuvosos, e isso também tem influência direta nas atividades humanas, por exemplo, na pecuária do Pantanal ou na agricultura.

A maior parte do território brasileiro possui clima tropical, que é caracterizado por temperaturas elevadas. Isso ocorre porque grande parte das terras brasileiras está localizada em uma região da Terra que recebe maior quantidade de calor da luz solar – são as áreas que ficam entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.

Observe isso no mapa abaixo, que apresenta as zonas climáticas da Terra.


Zonas climáticas


 Zonas climáticas

Zonas climáticas



O estado do Mato Grosso do Sul tem a maior parte do seu território localizado na zona tropical da Terra, por isso o clima do estado é predominantemente tropical. Mas existem outros fatores que influenciam na variação do clima.

Para entender essas variações climáticas observe o mapa com a distribuição dos tipos climáticos do estado.


Clima do Mato Grosso do Sul


 Clima do Mato Grosso do Sul

Clima do Mato Grosso do Sul



Ao ler o mapa climático do estado você deve ter percebido que o clima predominante é o tropical semiúmido, que se caracteriza por apresentar verões quentes e chuvosos e o inverno seco e pouco frio.

Mais ao extremo sul do estado, nas proximidades com o estado do Paraná, há uma variação do clima para o tropical de altitude, justamente onde ocorrem a presença de relevo de planaltos, e aí apresenta verões quentes e inverno com temperaturas mais amenas, podendo até ocorrer geadas no inverno, mais ao sul do estado e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.







Conteúdo correspondente: