A vegetação nativa do estado do Mato Grosso do Sul



O conjunto de plantas ou cobertura vegetal de um lugar, com características próprias e que ainda não teve interferência humana, recebe o nome de vegetação nativa.

A vegetação nativa do estado é formada em grande parte pelo Cerrado, pelo Complexo do Pantanal e, mais ao extremo leste sul, pela floresta da Mata Atlântica.

A ação dos grupos humanos vem ao longo dos anos modificando e alterando a paisagem natural, dando lugar à paisagem cultural ou humanizada.

As formações vegetais nativas vêm sendo destruídas em muitos lugares do mundo e no Mato Grosso do Sul isso também vem ocorrendo. Estima-se que 55% de todo o Cerrado tenham sido desmatados e alterados seus ecossistemas no estado. A principal economia responsável por essas alterações é a pecuária de corte e as lavouras de grãos.

Veja no mapa o que restou da vegetação nativa no estado.


Desmatamento no Mato Grosso do Sul


 A vegetação nativa do estado do Mato Grosso do Sul

Desmatamento no Mato Grosso do Sul



Interpretando o mapa, é possível concluir que o bioma mais devastado do estado é o Cerrado, que pelo uso da terra está sendo desmatado para dar lugar à atividade da pecuária com a implantação de pastagens e da agricultura. Já no extremo sul, onde havia a vegetação da Mata Atlântica, esta foi quase que totalmente devastada para dar lugar aos campos de cultura de grãos e pastagens, o pouco que sobrou desta floresta está nas margens do rio Paraná. O bioma que ainda permanece mais preservado é do Pantanal.




   A vegetação nativa do estado do Mato Grosso do Sul

Conteúdo correspondente: