Tradução coordenada por Paulo Rónai é reconhecida como uma das melhores edições da obra balzaquiana fora da França
Dando continuidade à publicação da nova edição integral de A comédia humana, a Biblioteca Azul lança o oitavo volume da obra máxima de Honoré de Balzac. Entre os títulos que compõem os tomos, que traçam um retrato das Cenas da vida parisienses, destaca-se A História dos Treze. A sociedade secreta fictícia criada por Balzac é um núcleo dentro das Cenas da vida parisiense, constituído por três romances: Ferragus, A duquesa de Langeais e A menina dos olhos de ouro.
Obras que compõem A comédia humana – volume 8 – Estudos de costumes – Cenas da vida parisiense
Ferragus
Ferragus, um descendente do romance “negro” inglês ao mesmo tempo que é um dos primeiros espécimes da literatura policial, retrata a paixão de um jovem solteiro por uma mulher casada, filha de um ex-prisioneiro membro de uma sociedade secreta. Augusto de Malincour apaixona-se por Clemência, casada com Júlio Desmarets, filha de Ferragus.
A duquesa de Langeais
A duquesa de Langeais é um dos melhores romances deste núcleo, com sua notável análise psicológica de uma paixão entre um general e uma mulher casada. A história da tentação de Armando de Montrivau pela sedutora Antonieta de Langeais remonta ao período em que a duquesa era solteira e faz um retrato da elite parisiense do passado. Adaptado para o cinema por Jacques Rivette, entre outros.
A menina dos olhos de ouro
A menina dos olhos de ouro é um dos primeiros romances a retratar uma paixão lésbica, que, sobretudo depois de Freud, proliferaria nas literaturas modernas. Henrique de Marsay, membro da sociedade dos Treze, se apaixona por Paquita Valdez, mantida escravizada pela Marquesa de San Real, meia-irmã de Henrique, apaixonada por Paquita. Este romance aparece, lido pela personagem Gilberte, em O tempo redescoberto, de Proust.
História da grandeza e da decadência de César Birotteau
Um dos melhores romances de Balzac, Birotteau é, nas palavras do autor, “um anjo do comércio, um anjo espezinhado”. A ascensão, a ruína e a ressurreição social de um honesto perfumista, intrigado por um ex-funcionário, é o mais perfeito retrato dos meandros das finanças, do capitalismo financeiro na praça comercial de Paris em pleno período da Restauração. O baile promovido por Birotteu é considerada uma das cenas centrais de toda A comédia humana.
A Casa Nucingen
Neste romance, segundo Paulo Rónai, tudo “é moderno: tanto o assunto como a forma. Essa série de especulações, truques e golpes concertados entre cúmplices entendidos, esses crimes comerciais não previstos em nenhum Código são contados num estilo nervoso, rápido, irônico, ora familiar, ora dialetal.” O narrador ouve, em um restaurante, a conversa de quatro jornalistas, que comentam a história do enriquecimento de Rastignac e sua relação com a bolha financeira representada pela figura do banqueiro Nucingen.
O autor
Disperso, prolífico, ambicioso, genial: Honoré de Balzac (1799-1850) foi, como ele mesmo dizia, mais que um romancista, um cronista de costumes. Seu maior projeto literário, A comédia humana, tomou vinte e um anos de sua vida e foi interrompido apenas com sua morte, aos 51 anos. Na imensa obra, Balzac pretendeu fazer um verdadeiro inventário da França no século XIX: costumes, negócios, casamentos, ciências, modismos, política, profissões, tudo entrava nesse imenso painel, costurado com maestria narrativa e exibido aos poucos em folhetins.
Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um produtivo escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna.[1][2] Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.
Entre seus romances mais famosos destacam-se A Mulher de Trinta Anos (1831-32), Eugènie Grandet (1833), O Pai Goriot (1834), O Lírio do Vale (1835), As Ilusões Perdidas (1839), A Prima Bette (1846) e O Primo Pons (1847). Desde Le Dernier Chouan (1829), que depois se transformaria em Les Chouans (1829, na tradução brasileira A Bretanha), Balzac denunciou ou abordou os problemas do dinheiro, da usura, da hipocrisia familiar, da constituição dos verdadeiros poderes na França liberal burguesa e, ainda que o meio operário não apareça diretamente em suas obras, discorreu sobre fenômenos sociais a partir da pintura dos ambientes rurais, como em Os Camponeses, de 1844.[1] Além de romances, escreveu também "estudos filosóficos" (como A Procura do Absoluto, 1834) e estudos analíticos (como a Fisiologia do Casamento, que causou escândalo ao ser publicado em 1829).
Balzac tinha uma enorme capacidade de trabalho, usada sobretudo para cobrir as dívidas que acumulava.[1] De certo modo, suas despesas foram a razão pela qual, desde 1832 até sua morte, se dedicou incansavelmente à literatura. Sua extensa obra influenciou nomes como Proust, Zola, Dickens, Dostoyevsky, Flaubert, Henry James, Machado de Assis, Castelo Branco e Ítalo Calvino, e é constantemente adaptada para o cinema. Participante da vida mundana parisiense, teve vários relacionamentos, entre eles um célebre caso amoroso, desde 1832, com a polonesa Ewelina Hańska, com quem veio a se casar pouco antes de morrer.