Como os demais estados brasileiros, Santa Catarina também possui símbolos oficiais como: a bandeira, o brasão de armas e o hino.
A bandeira do estado de Santa Catarina foi instituída inicialmente em 1895, durante o governo de Hercílio Luz, e tinha como autor José Boiteux. Essa bandeira era composta de faixas brancas e vermelhas dispostas horizontalmente em número igual ao das comarcas do Estado e de um losango verde colocado no centro da bandeira, dentro do qual havia estrelas de cor amarela, correspondentes aos municípios do estado.
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas suspendeu o uso de símbolos estaduais, incluindo a Bandeira e as Armas, através da constituição brasileira de 1937. Só em 1953 foi revitalizado o uso dos símbolos estaduais e também alterado o desenho da Bandeira, baseando-se no desenho original, e que se mantém até hoje.
Após a alteração, a bandeira de Santa Catarina passou a ser composta de três faixas horizontais idênticas, sendo as das extremidades vermelhas e a do centro branca; sobre as faixas, um losango verde-claro que representa a cor de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado. Dentro desse losango verde, sobreposto às faixas, sem alcançar as extremidades, foi colocado em seu centro o brasão de armas do estado.
Bandeira do estado de Santa Catarina
Bandeira do estado de Santa Catarina – Imagem em Alta Resolução
O brasão de armas do Estado de Santa Catarina foi estabelecido em 1895, com base no desenho de Henrique Boiteux. Ele consiste em uma estrela branca, anteposta a qual uma águia vista de frente, de asas estendidas, segurará com a garra direita uma chave e com a esquerda uma âncora, encruzadas, ornando-lhe o peito um escudo com o dístico 17 de novembro de 1889 escrito horizontalmente. Um ramo de trigo ao lado esquerdo e um de café ao lado direito ligados na parte inferior por um laço com as pontas flutuantes, de cor encarnada, que terá o dístico: - Estado de Santa Catarina – escrito em letras brancas circundarão a mesma águia sobre o qual se formará o barrete frígio.
Significado:
O brasão de armas é um símbolo usado também em documentos, como papéis de expediente das repartições públicas, e em edifícios públicos, como, por exemplo, no quartel da Polícia Militar e na residência oficial do governador.
Brasão de armas do Estado de Santa Catarina
Brasão de armas do Estado de Santa Catarina – Imagem em Alta Resolução
Sagremos num hino de estrelas e flores
Num canto sublime de glórias e luz,
As festas que os livres frementes de ardores,
Celebram nas terras gigantes da cruz.
Quebram-se férreas cadeias,
Rojam algemas no chão;
Do povo nas epopeias
Fulge a luz da redenção.
No céu peregrino da Pátria gigante
Que é berço de glórias e berço de heróis
Levanta-se em ondas de luz deslumbrante,
O sol, liberdade cercada de sóis.
Pela força do Direito,
Pela força da razão,
Cai por terra o preconceito
Levanta-se uma Nação.
Não mais diferenças de sangues e raças
Não mais regalias sem termos fatais,
A força está toda do povo nas massas,
Irmãos somos todos e todos iguais.
Da liberdade adorada,
No deslumbrante clarão
Banha o povo a fronte ousada
E avigora o coração.
O povo que é grande, mas não vingativo
Que nunca a justiça e o Direito calcou,
Com flores e festas deu vida ao cativo,
Com festas e flores o trono esmagou.
Quebrou-se algema do escravo
E nesta grande Nação
É cada homem um bravo
Cada bravo um cidadão.
Versão Light:
Menu Simplificado para Celular
Top 100:
Páginas mais acessadas nos últimos 30 dias.
By Sanderlei Silveira
© 2023 - Sanderlei Silveira. Todos os Direitos Reservados. | Política de Privacidade